A história da Faculdade FAEF se intrínseca com a própria história de seu idealizador, professor Francisco Valdemy Acioly Guedes, natural da cidade de Jaguaribe, interior do Ceará, filho de Francisco Nunes Guedes (in memorian) e Antônia Acioly Guedes(in memorian). Dessa forma, a história da IES está intimamente condicionada incessantemente à educação em seu sentido estrito, haja vista, além de sua origem familiar, prosseguiu seus estudos iniciais a partir de movimentos estudantis nas escolas públicas como aluno.
Dessa forma, preocupado com suas perspectivas a respeito da Educação brasileira, o professor Francisco Valdemy constituiu a FAEF, que tem por propósito a elaboração e execução de projetos na área de educação, cultura e assistência social, bem como o desenvolvimento de cursos de nível básico e Superior, em nível de Graduação e pós-graduação, além da geração de tecnologias voltadas para o interesse social e o desenvolvimento das comunidades em geral.
A Faculdade FAEF tem por missão: Contribuir para o desenvolvimento socioeconômico, cultural e ambiental da sociedade cearense e brasileira, a partir da oferta de cursos superiores de graduação e de pós-graduação, articulando de maneira indissociável o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, bases da Educação Superior.
A FAEF tem como visão “ser referência na formação de cidadãos promovedores do desenvolvimento sustentável da sociedade, nas áreas de ciências humanas, ciências sociais aplicadas, exatas e ciências da saúde”.
Professor José Clemilson Nobre de Araújo, Natural de Aracoiaba/ce, cidade da Região Maciço de Baturité – Ceará, filho de Francisco Ferreira de Araújo e Maria Ozanira da Silva Nobre. Bacharel em Teologia, pela Faculdade Evangélica do Piauí, licenciado (licenciatura Plena) em pedagogia, pela faculdade Kurius- FAK, pós-graduado em Gestão do Trabalho Pedagógico, pela FAVENI, é um dos idealizadores da Faculdade de Ensino de Fortaleza-FAEF, por entender que a Educação muda o trajeto firmado pelos que dela participa. Compreende que só há Mudança se acreditarmos na Educação.
Professor Francisco Valdemy Acioly Guedes natural da cidade de Jaguaribe, interior do Ceará, filho de Francisco Nunes Guedes (in memorian) e Antônia Acioly Guedes (in memorian). É licenciado em Geografia pela UECE, Pedagogia e Teologia pelo Centro Universitário Uninta, Bacharel em Direito pela Centro Universitário UNIGRANDE. Cursou sete pós-graduações Lato Sensu: (1) Psicopedagogia Clínica e Institucional; (2) Gestão em meio ambiente e (3) Educação Infantil pelo UNINTA. (4) Coordenação Pedagógica e (5) Docência do ensino superior pela FACULDADE KURIUS. (6) Direito e processo penal e (7) Direito e Processo Civil pela FAEPI.